A Azul Cargo Express, unidade de cargas da Azul, deu início neste sábado (15) às operações de duas aeronaves Airbus A321P2F com capacidade 50% maior em volume de cargas e 39% a mais de peso, ampliando a capacidade de transporte de mercadorias para até 27 toneladas por voo. Em todo o ano de 2024 foram transportadas 32 mil toneladas de cargas pela empresa.
O evento do voo inaugural do Airbus ocorreu no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, quando uma das aeronaves decolou às 11h rumo a Manaus, uma das principais rotas de cargas do País. O Diário acompanhou a operação no aeroporto, de uma carga variada de produtos, entre eles alimentos, fármacos, vestuário e eletrônicos. No caminho inverso, as cargas também são variadas, mas com predominância de eletrônicos devido à zona franca de Manaus.
Os novos aviões são chamados “cargueiros puros”, adaptados para carregamento completo com cargas, e atenderão ainda a rota Campinas-Recife. Segundo o gerente de frota de carga e operações da Azul, Dario Matsuguma, em aproximadamente três semanas duas novas rotas nacionais deverão ser inauguradas a partir dessa reorganização – com destinos ainda não divulgados. Outra meta da Azul Cargo é iniciar também rotas internacionais de cargas com esses modelos a partir de Viracopos. Há ainda a previsão do início de transporte de cargas de animais, com um sistema de ventilação adaptado para esse tipo de serviço.
“É uma substituição de aeronaves com aumento de capacidade. Estamos tirando dois aviões da frota antiga e colocando dois novos aviões, com capacidade adicional e que vão oferecer maior possibilidade de mais voos“, afirmou o gerente de cargas. “Nós estamos nos preparando tecnicamente para operar em todo o Brasil. Aonde tiver estrutura de solo para operação desse avião, nós estamos nos preparando para operar, inclusive em países da América do Sul“, completou.
Ainda segundo Matsuguma, a conversão de modelos de passageiros como o Airbus para cargueiros permite também o aproveitamento de toda a estrutura já montada da companhia em relação a pilotos, equipes de manutenção e operacional, que atendem voos convencionais com esses modelos. Os voos nesses novos cargueiros são de 4 horas e meia, enquanto as viagens nos cargueiros do modelo Boeing são de 3 horas e meia, porém, conforme a companhia, há ganhos não só no volume mas também no gasto de combustível, com motores mais econômicos.
Foto: Adriano Meneses/Diário Campineiro
Fonte: Diário Campineiro
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