Início Destaques COMISSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CAMPINAS ABORDA PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO PARA...

COMISSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CAMPINAS ABORDA PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO PARA EXPORTAÇÃO

Em reunião extraordinária da Comissão Permanente de Relações Internacionais da Câmara de Vereadores de Campinas, nessa terça – 23 de novembro, presidida pelo vereador Marcelo Silva, foi analisado o programa da Receita Federal OEA – Operador Econômico Autorizado (OEA), que visa melhorar a segurança, agilidade e produtividade das empresas que atuam no comércio exterior.

Essa reunião realizada pela Câmara de Vereadores em parceria com o Ciesp-Campinas e a Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região (CCCER), teve como objetivo explicar aos empresários e toda a cadeia produtiva, como transportadoras, importadoras, exportadoras, agentes de carga, despachantes aduaneiros, entre outros segmentos, como ter maior agilidade e segurança, através da certificação do programa OEA.

Anselmo Riso, diretor do Departamento de Comércio Exterior do Ciesp-Campinas

Representando o Ciesp-Campinas, o diretor do Departamento de Comércio Exterior, Anselmo Riso, afirmou na abertura de sua apresentação, que “esse programa é algo há muito tempo ansiado e é muito importante para todas as empresas que atuam no comércio exterior, especialmente as pequenas e médias, para que tenham mais agilidade, previsibilidade e aumento da competitividade”. Riso enfatizou a importância da certificação OEA da Receita Federal, que vem sendo implementado ao longo dos últimos oito anos. A CCCER foi representada pelo seu presidente, Marcio Barbado.

Marcio Barbado, presidente da CCCER

NA sua apresentação, Anselmo Riso contextualizou os procedimentos que eram utilizados anteriormente pelas empresas brasileiras, que atuavam no comércio exterior e o quanto de modernização e agilização proporciona para toda a cadeia produtiva o programa de certificação OEA. O diretor do Ciesp-Campinas ressaltou que um dos grandes benefícios do OEA é a sua aceitação por um grande número de países, o que obviamente facilita e agiliza para todas as empresas que atuam no mercado exportador.

No encerramento dessa reunião, o vereador Marcelo Silva destacou a importância do evento, principalmente para as pequenas e médias empresas, que tiveram a oportunidade de conhecer um programa que pode proporcionar a sua maior inserção no mercado internacional, gerando mais negócios e empregos para a região de Campinas.

vereador Marcelo Silva

Estiveram presentes ao evento pela CCCER, Luiz Guimarães, Mauriney Cordeiro, Carlos Moura e Victor Daniel.

Luiz Guimarães, Victor Daniel, vereador Marcelo Silva e Carlos Moura
Mauriney Cordeiro, Diretor de Empreendedorismo da CCCER