Início Notícias Como você pode se preparar para o ano de 2022 no Comércio...

Como você pode se preparar para o ano de 2022 no Comércio Exterior?

Ao longo destes dois anos, todos nós passamos por muitas transformações.

Foi necessário repensarmos diversos aspectos da nossa vida, inclusive, nossa rotina profissional e comercial.

Por isso, decidi abordar por aqui alguns temas que podem te auxiliar a entrar nesse novo fluxo, entendendo as mudanças para o comércio exterior em 2022 e como você pode se preparar.

Trabalhar em computadores e utilizando a internet parece algo muito natural e já dominado pela maioria hoje, mas durante 2020 e 2021 percebemos o quanto ainda temos dúvidas nesse sentido.

O trabalho remoto nos colocou em contato com a necessidade do domínio de como acessar, preencher adequadamente e enviar tabelas, compartilhar, utilizar redes sociais, utilizar chamadas de vídeo e tantos outros recursos.
Mesmo porque, esse mundo digital é muito dinâmico, todos os dias temos alguma novidade. E por onde começar, não é mesmo?

O importante é inicialmente refletirmos sobre as nossas atividades diárias e como a tecnologia pode nos ajudar. Os trabalhos home office aumentaram e a produtividade também isso foi avanço para cultura profissional e empresarial.

Se você usa muitas tabelas, é super válido buscar um curso de Excel, já se você utiliza mais materiais em Word, um curso de Excel pode não ser tão essencial assim.

No Comércio Exterior as principais rotinas envolvem arquivos em Word, tabelas em Excel, acessos a sites oficiais e utilização de Certificados Digitais nos sistemas próprios do governo, como no caso da elaboração da DU-E ou da DI e LI, ou ainda DUIMP.

Uma dica para quem está iniciando é procurar um curso básico tanto de Word como Excel para ter uma base de como utilizar esses recursos. Mas principalmente buscar entender os sistemas que são utilizados para elaboração de documentos. Anota aí alguns deles;
Na importação: Siscomex Web para elaboração de Licença de Importação (LI) e a Declaração de Importação (DI). E esses sistemas estão em fase de transição para a Duimp – Declaração Única de Importação e entrará em vigor 100% no final do primeiro semestre de 2022. Busque aprender sobre esse novo sistema que será um grande diferencial para os profissionais de comércio exterior.

Na exportação: A DUE – Declaração Única de Exportação. É um sistema recente, está válido desde junho de 2018 mas já está em todas as empresas atualmente. Então, é super válido aprender sobre isso também.

O caos no comércio exterior gerado pela forte alta no custo do frete aliada à grave escassez de contêineres somente deverá se normalizar no início do segundo semestre de 2022, quando os valores dos fretes e a cadeia logística já deverão estar estabilizados.

De acordo com as novas estimativas da OMC, o volume de comércio mundial de mercadoria deve aumentar 10,8% em 2021 e 4,7% no próximo ano. Em março, a organização projetava altas de 8% e 4%, respectivamente.

Organização Mundial do Comércio (OMC), que elevou as projeções para 2021 e 2022, apesar das tensões nas redes de abastecimento.

Em resumo, destaca a OMC, as previsões atuais se aproximam da hipótese otimista exposta nas últimas previsões comerciais. Porém, o risco do cenário pessimista predomina, devido sobretudo às dificuldades nas redes de abastecimento mundiais e a um possível novo surto de covid.

Portanto os profissional e empresários que atuam no comércio exterior precisam se preparar para as variáveis que vão surgir em 2022 as mudanças que já estão sendo comunicados pelos Órgãos Anuentes e entidades governamentais.

Busquem obter conhecimento, crescimento profissional e planejamento estratégico para as novas ações de sucesso no ano de 2022.
Sucesso sempre!

Escrito pela Ana Maria Matta Walcher, Colunista da Revista Eletrônica Cargo News🎯
kawalcher #cambio #economia #investing #ibovespa #comercioexterior #comex #Mulheresnocomex #comexnaveia #mulheresempreendedoras #MulheresUnidas #fiebrasil #obme #cargonews #importação #exportação #educacao #tradersgo #empreendedorismofeminino
portalcargonew