Início Notícias Clubhouse, nova rede social, faz sucesso entre os brasileiros e destaca importância...

Clubhouse, nova rede social, faz sucesso entre os brasileiros e destaca importância da oratória

Postar fotos, criar vídeos, compartilhar textos. A informação sempre foi compartilhada nas redes sociais através de diversas linguagens diferentes.

No entanto, o Clubhouse, nova rede social baseada em conversas de áudio, vem destacando a importância de uma boa oratória para superar a concorrência.

A rede social é utilizada por grandes nomes do mundo empresarial, incluindo o bilionário Elon Musk, sendo utilizado por “tubarões” do Vale do Silício, na Califórnia, como uma forma de “vender o seu peixe” e destacar habilidades em salas de bate papo. No Brasil, as buscas pelo app no Google cresceram 4.850% e, hoje, a rede social ultrapassa 6 milhões de usuários.
Para Fabio Torquato, diretor franqueado da Vox2You Campinas – Escola de Oratória, a flexibilidade na utilização de áudio é um ponto positivo. “Essa nova rede social está acompanhando uma tendência de crescimento que os podcasts tem experimentado nos últimos anos. A entrega de conteúdos por meio de áudios com flexibilidade de consumir quando quiser, de onde estiver, traz mais uma opção prática para consumir conteúdos”, afirma.

“A grande novidade dessa rede social foi a possibilidade de reunir profissionais para debaterem temas, ao vivo. Isso facilita muito a geração de conteúdo e expressão de opiniões. Para os profissionais, uma ótima forma de exposição, para os ouvintes, a chance de acessar ideias e conteúdo de especialistas de forma mais fácil”, pontua Torquato.

Porém, se o usuário não souber se expressar bem, a rede social pode ser um “tiro no pé”. “O grande desafio para aqueles que participam ativamente é se expressar bem, com foco 100% na comunicação verbal. A linguagem corporal, que tem um impacto muito grande no processo de comunicação, acaba ficando de fora nesse caso. Mas ao mesmo tempo que o ClubHouse pode promover alguém, também pode prejudicar. A partir do momento que você está ao vivo, trocando experiências e debatendo com outras pessoas, é fundamental ter uma boa capacidade de organizar as ideias, ter boa criatividade e estar preparado para improvisar. Além disso, ter consciência da importância do tom de voz no processo de comunicação faz toda a diferença. Muito cuidado com os vícios de linguagem, que são grandes vilões na nossa comunicação! Evite ao máximo os “né’s”, “tá’s”e afins. Eles desviam a atenção da sua audiência e sua fala pode ficar desinteressante”, explica o profissional.

Existem várias técnicas de oratória que podem ajudar a prender a atenção e conquistar a audiência:

1) Tom de Voz: lembre-se que a voz é nosso instrumento para transmitir sentimentos para as pessoas. Se você quer passar entusiasmo, fale com entusiasmo! Cuidado em utilizar um tom de voz constante, pois as pessoas se cansam. Saiba aumentar e diminuir o tom de voz durante sua fala, alternar o volume e ritmo, enfatizar certas palavras. Tudo isso vai ajudar a deixar sua apresentação mais interessante de se ouvir.

2) Técnica Punch: para ajudar a prender a atenção da audiência, você pode trazer na sua fala tópicos que causem impacto. Pode ser uma história para exemplificar o que você está querendo contar, pode ser alguma novidade ou um fato que a maioria da audiência não tenha conhecimento, também pode ser uma pergunta que faça sua audiência refletir, ou até um pouco de humor relacionado ao seu tema. Essa técnica é poderosa e muito utilizada nos TED Talks, para causar impacto, principalmente no início das apresentações.


A Vox2you Campinas lançou um curso online gratuito de Oratória para o ClubHouse com 23 aulas que vão ensinar diversas técnicas para que todos possam tirar o melhor proveito dessa nova rede social! Para se inscrever, basta acessar nosso Instagram @vox2you.campinas e acessar o link da bio.

Para entrar no Clubhouse, é preciso receber um convite de alguém que já esteja na plataforma, além de ser usuário do iOS. A plataforma foi lançada em abril de 2020 e pertence a Alpha Exploration Co., desenvolvida por Roger Seth, ex-funcionário do Google, e por Paul Davison, empresário do famoso Vale Do Silício, um dos principais pontos de inovação do mundo.

Assessoria de Imprensa