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Pirelli lança Circuito Panamericano com investimento R$ 90 milhões e estrutura da mais alta tecnologia

Instalações com 1.650.000m² serão dedicadas para eventos e experiências exclusivas, além de desenvolvimento de novos produtos


Investimento de cerca de 90 milhões de reais em estrutura da mais alta tecnologia, em meio a natureza, com foco no segmento high value

A Pirelli abriu as portas do Circuito Panamericano, o maior complexo multipistas de toda a América Latina. Localizado na cidade de Elias Fausto, cerca de 110 km de distância de São Paulo, o espaço foi desenvolvido com a mais alta tecnologia, buscando desenvolver novos produtos para carros e motos, receber eventos e proporcionar experiências exclusivas aos seus clientes. Para a Pirelli, esta é a convergência de sua estratégia de anos focada no segmento premium e prestige, entregando produtos da mais alta capacidade técnica e com segurança e desempenho superiores.


YOUR BEST TIME IS HERE
Desenvolvido e construído buscando integrar elementos-chave que motivam o trabalho da Pirelli, como a paixão pela adrenalina, velocidade e a evolução tecnológica, o Circuito Panamericano foi criado para proporcionar a melhor experiência, como reforçado pelo slogan “Your Best Time is Here”. Projetado para eventos comerciais, institucionais ou corporativos, treinamentos, testes e apresentação de novos produtos, além de desenvolvimento de tecnologias inovadoras, o Circuito Panamericano está pronto com dependências no estado da arte e sete pistas diferentes que somam mais de 22 km de extensão, formando o maior e mais moderno complexo multipistas da América Latina.


Carros, motos, eventos de imprensa, track days, experimentação de velocidade, ciclismo e muito mais: tudo isso passa a ter um novo polo com a mais alta segurança, em um ambiente repleto de natureza, respeitando os conceitos de sustentabilidade. Além disso, este centro multiuso será uma vitrine para as marcas mais prestigiosas do mundo, parceiras da Pirelli no desenvolvimento de produtos inovadores, especialmente nos segmentos Premium e Prestigie.


POWERED BY PIRELLI
Com o Circuito Panamericano, a Pirelli dará continuidade ao seu pioneirismo técnico, podendo, por meio do know how de mais de 110 anos de competições da empresa e do conhecimento adquirido no novo espaço, proporcionar experiências únicas de entretenimento à população e, ainda, desenvolver parcerias que agreguem ainda mais o segmento motor em toda a América Latina. O projeto, que nasceu em 2012, recebeu um investimento total realizado ao longo dos anos de cerca de 90 milhões de reais, previsto nos planos de investimento anunciados ao mercado.
Em linha com o empenho da Pirelli em preservar e minimizar o uso dos recursos naturais, o estabelecimento prevê a reutilização total da água utilizada no sistema de irrigação automática das pistas. “O projeto desenvolvido pela Pirelli durante estes anos é impulsionado pela busca constante dentre as mais avançadas fronteiras tecnológicas da fabricação de pneus, com o emprego crescente da digitalização dos processos industriais e o foco no segmento High Value, assim como pela evolução da indústria automobilística e pelas novas exigências do consumidor”, afirma Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente executivo da Pirelli para a América do Sul.
“O Circuito Panamericano é maior e mais versátil em relação à antiga pista de provas, graças à estrutura multipista que permite a realização de um número maior e mais sofisticado de testes, otimizando também o tempo de desenvolvimento. A estrutura lança mão da tecnologia de ponta disponível no setor para reforçar o desenvolvimento dos produtos da Pirelli e dos parceiros, em prol do consumidor”, completa Roberto Falkenstein, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli para a América Latina.


AS PISTAS DO CIRCUITO PANAMERICANO
São sete pistas ao todo no Circuito Panamericano. Elas são denominadas de:

  1. Pista de Dry Handling (extensão de 3.400m): traçado para testes de dirigibilidade e performance em pista seca, onde os veículos são submetidos a manobras feitas no limite de aderência dos pneus.
  2. Pista de Wet Handling (extensão de 2.000m): pista para testes de dirigibilidade e performance com pista molhada artificialmente, onde os veículos são submetidos a manobras feitas no limite de aderência dos pneus.
  3. Pista Steering Pad (quatro raios diferentes de 40m, 43,7m, 47m e 50,5m): é o traçado onde se realizam os testes de aceleração lateral em pista seca ou molhada, avaliando o limite máximo de aderência lateral dos pneus.
  4. Pistas de Comfort (extensão de 715m): é aqui que acontece os testes de NVH (Noise, Vibration and Harshness – ou Ruído, Vibração e Aspereza). A partir desta pista, são feitas avaliações subjetivas graças à experiência dos pilotos de teste da Pirelli ou objetiva por meio de instrumentos sofisticados de medição.
  5. Pistas de Testes Especiais (extensão de 2.500m): são traçados que permitem a maior variedade de testes. São testes objetivos (com a utilização de instrumentos de medição) em que se destacam: aquaplanagem em curva e reta, frenagem em pista seca e molhada, impacto contra guia, mensuração da área de contato do pneu com o solo, detalonamento, ruído Interno (em 6 tipos diferentes de superfícies), entre outras possibilidades. Estas pistas possuem certificação ISO 23.671:2015.
  6. Pistas de Ruído Externo (extensão de 1.000m): possui duas áreas de medição certificadas pela ISO 10.844:2014. Nelas, são feitos testes em que se capta o ruído externo ao veículo, em conjunto com equipamentos como o coast-by-noise e pass-by-noise.
  7. Circuito off-road (extensão de 1.900m) – dirigibilidade, controle e tração em várias condições de off-road (terra, lama, grama).

Assessoria de Imprensa