Ferramenta de gestão da VLI promove redução no consumo de combustível e na emissão de gases em operações ferroviárias

Jul 12, 2023

Denominada Fuelytics, solução sustentável para otimização de eficiência energética possibilitou a redução de 940 mil litros no consumo de diesel e de 2,8 mil toneladas na emissão de CO2 ao longo do último ano

A VLI, companhia de soluções logísticas que integra ferrovias, portos e terminais, segue comprometida com a inovação como caminho para a transformação da logística no país. Com objetivo de promover uma operação ainda mais sustentável e eficiente, a empresa desenvolveu uma ferramenta denominada Fuelytics, que viabiliza a redução no consumo de combustível e na emissão de gases em operações ferroviárias. Com esta ferramenta, apenas em 2020, a VLI foi capaz de reduzir o consumo de diesel em 940 mil litros e a emissão de gases na atmosfera em 2,8 mil toneladas de CO2.


“A VLI está firmemente empenhada em contribuir para uma profunda evolução da logística e concentra seus esforços em desenvolver ferramentas e soluções sustentáveis que beneficiem a operação, o meio ambiente e a sociedade. Nesse contexto, temos muito orgulho de ter contribuído para o surgimento de um projeto como o Fuelytics, que foi estimulado e incubado através do programa de intraempreendedorismo do Inova VLI ”, afirma Alexandre Gallotti, gerente de Inovação.


Nascido com o escopo de melhorar a gestão da eficiência energética, por intermédio de uma análise capaz de fornecer respostas mais rápidas e assertivas sobre indicadores de consumo, o Fuelytics deu os primeiros passos em 2019, quando foi submetido ao principal programa de inovação da empresa, o Inova VLI. Em 2020, o projeto já amadurecido foi qualificado por testes de viabilidade e, uma vez aprovado, passou a ser implementado gradualmente em todos os corredores ferroviários nos quais a empresa atua.

Na prática, por intermédio de informações operacionais – como as oriundas dos computadores de bordo das locomotivas – através de modelagem matemática, é possível obter correlações estatísticas e identificar variáveis com potencial ganho de eficiência, priorizar as ações que viabilizam o ganho e mensurá-lo. Com esta mensuração das variáveis impactantes também é possível direcionar investimentos em via permanente que possibilitem a obtenção de ganho em eficiência e consequente redução no consumo de combustível e emissão de CO2.


Outras variáveis consideradas na equação são a forma de condução do trem, o perfil do trecho percorrido e a eventual necessidade de manutenção da locomotiva, entre outros componentes que, direta ou indiretamente, implicam na relação consumo x performance. “O Fuelytics não é uma tecnologia embarcada e sim uma ferramenta de gestão, uma solução para otimização da eficiência energética”, reforça Larissa Camargo, analista de Processos de Engenharia, e uma das responsáveis pela concepção da ferramenta, criada em parceria com um time multidisciplinar de profissionais da companhia.


Entre janeiro e agosto de 2021, o Fuelytics foi capaz de proporcionar a economia de mais de 850 mil litros de diesel. “A solução segue em constante aprimoramento. Novas revisões de metodologia nos proporcionam identificar outras oportunidades de melhoria, muitas vezes, com direcionamentos específicos para atender às particularidades de cada corredor logístico”, completa Gabriela Brandão, outra integrante do time.


A companhia já deu entrada no depósito da patente da ferramenta que foi aprovado em exame formal pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).


Assessoria de Imprensa

Por ffreitas 08 abr., 2024
É com prazer que a Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região apresenta o selo alusivo aos 10 anos de atividades. Esse selo acompanhará nosso ano 10 em todas as ações e eventos. Seja você também um associado. Acesse, siga e acompanhe nossas redes sociais. https://www.instagram.com/p/C3FYST_tw9L/?igsh=MWc4cTY2MG11a2hqdg==
Por ffreitas 22 mar., 2024
É com prazer que a Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região apresenta o selo alusivo aos 10 anos de atividades. Esse selo acompanhará nosso ano 10 em todas as ações e eventos. Seja você também um associado. Acesse, siga e acompanhe nossas redes sociais. https://www.instagram.com/p/C3FYST_tw9L/?igsh=MWc4cTY2MG11a2hqdg==
Por ffreitas 20 mar., 2024
En los días 04 y 05 de este mes, la empresa brasileña Pano y Cía, representada por su presidente Manoel Lopes Junior, realizó una visita a Alto Paraná, Paraguay con el objetivo de explorar las ventajas y beneficios que el departamento tiene para ofrecer en términos de inversiones. Esta visita tuvo un impacto significativo en el ámbito empresarial y económico de la región, ya que se abrieron nuevas oportunidades para la colaboración y el crecimiento empresarial entre Brasil y Paraguay. Durante su estadía, el empresario Manoel Lopes estuvo acompañado por dos consultores internacionales de renombre en Brasil: Carlos Setter, profesor universitario de economía y comportamiento empresarial en el Sebrae, Sesc y otras organizaciones, y Francisco Freitas, reconocido por su amplia experiencia en el asesoramiento de industrias y Pymes en Brasil, Francisco es Consultor Internacional, CEO na FFG Francisco Freitas Group e Diretor de Empreendedorismo Global na Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região. Correspondente Imprensa Mercosul – Brasil.. Esta comitiva fue recibida por destacadas figuras del ámbito político y empresarial de Alto Paraná, lo que demuestra el interés y la disposición de las autoridades locales para fomentar la inversión extranjera en la región. Durante su encuentro con el secretario de industria y comercio del departamento del Alto Paraná, Esteban Wiens, y su secretario el Sr. Luis Barreto, se presentaron las diversas modalidades de empresas disponibles en la región, así como las leyes de maquila y ley 6090 en Paraguay. Estas reuniones fueron fundamentales para que los visitantes pudieran conocer de primera mano las oportunidades de inversión que ofrece Alto Paraná y las facilidades que el gobierno local está dispuesto a brindar a los empresarios extranjeros. Además, el gobernador César Landy Torres expresó su compromiso de acompañar y apoyar en todo lo necesario dentro del marco legal para las empresas interesadas en instalarse en Alto Paraná. Destacó la importancia de generar nuevos puestos de trabajo en la región y se mostró decidido a trabajar en conjunto con el gobierno central para brindar más oportunidades tanto a jóvenes como a adultos. Por su parte, el empresario Manoel Lopes manifestó su agradecimiento y resaltó la trayectoria de más de 30 años de la empresa Pano y Cía en el mercado. Explicó que actualmente se dedican a la producción de plásticos para el hogar y paños de limpieza, con ventas en todo el país. Lopes destacó la diferencia entre Paraguay y Brasil en cuanto a los incentivos para las empresas, expresando su entusiasmo por la posibilidad de expandir su empresa en Paraguay.
Share by: