A CCC&R participou hoje do Fórum RAC 2017 – Caminhos da Retomada, segundo capítulo: “Ampliando a oferta de energia para o desenvolvimento do interior paulista”.


Desta vez mais ativamente, uma vez que o presidente desta câmara, Dr.Luis Cortez, também professor e pesquisador da UNICAMP, foi conferencista e moderador do painel “A matriz energética baseada na bioenergia”.  Juntamente com Marcos Landel, pesquisador do IAC-Instituto Agronômico de Campinas–Centro Cana, e Gonçalo Pereira, Diretor do CTBE, o trio evidenciou os avanços tecnológicos na cultura canavieira para uma muito maior produtividade de bioenergia, o caminhão flex diesel-biogás, o desenvolvimento da segunda geração de etanol e os biocombustíveis para fins aeronáuticos e navais.

A abertura do evento ficou a cargo do organizador, Sylvino de Godoy Neto, presidente do grupo RAC, e do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, que destacaram as necessidades de discussões como esta, envolvendo o setor público e os representantes dos setores produtivos de óleo e gás, hidrelétrica, energia eólica, solar e bioenergia, objetivando acelerar as melhorias necessárias para uma matriz energética mais eficiente e renovável no Brasil.

A primeira conferência foi ministrada pelo Secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, que proferiu uma verdadeira aula sobre a matriz energética do nosso estado e os planos para modernização e expansão. Na parte da tarde, ocorreram as conferências sobre energia eólica, com Elbia Silva Gannoum Melo, Presidente da ABEEolica – Associação Brasileira de Energia Eólica, e sobre energia fotovoltáica, com Rodrigo Sauaia, Presidente da ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Fotovoltáica.  O evento foi finalizado com uma mesa redonda de debates entre todos os painelistas com perguntas da platéia.

O evento foi também prestigiado pelo presidente honorário da CCC&R, Dr. Romeu Santini, os diretores Márcio Barbado e Cleber Giorgetti, e a coordenadora do Conselho das Mulheres Empreendedoras, Suzy Pereira, nas fotos abaixo ladeando o Secretário de Desenvolvimento de Campinas, André Von Zuben.

35941515226_c17089324c_o.jpg x2.jpg 35143076084_96741b573e_o.jpg IMG_8267.jpg 35941515616_6701b26f0c_o.jpg IMG_8268.jpg IMG_8273.jpg IMG_8279.jpg IMG_8286.jpg

http://correio.rac.com.br/forum_rac_2017/  #ForumRAC